Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...





"Deixai toda esperança, ó vós que entrais!" Inferno. A divina Comédia [Dante Alighieri]

Páginas

8

Fora de Mim, de Martha Medeiros



Martha Medeiros começa um monólogo descrevendo um acidente de avião como uma metáfora para o fim de um relacionamento. Relacionamento esse que iremos adentrar ao longo de suas pouco mais de cem páginas, no título Fora de Mim...

O leitor é uma espécie de ouvinte da personagem, mulher acima dos 40 anos que se vê abandonada pelo grande amor de sua vida, restando apenas para ela as lembranças desse relacionamento, e a dor de sua falta... Dividido em três importantes momentos do fim, conhecemos a história assim que ela se encerra, o período em que a protagonista se entrega a vivência da dor, e por fim a etapa de aceitação em que ela resolve seguir em frente [ou tenta], inclusive adentrando em outro  relacionamento...

Por vezes, as passagens nos soam familiares e cruéis, mas a escrita de Martha tem um quê de poético. É pelo fim que conhecemos o começo de tudo, e de que como se deu a queda desse amor. A narrativa
nos soa como uma manhã de domingo com chuva, melancólica e apática...

"por ora, não existe futuro, não existe passado, não existe o tempo,  eu olho a chuva pela janela e ela existe lá fora, eu não existo aqui dentro."

A história vai se entremeando com vivências futuras da narradora, e que incluem até uma 'amizade' com o 'pivô' da separação. Parece improvável, mas a autora sabe conduzir tal fio como ninguém... A briga maior é da narradora consigo mesma, com as decisões que precisa tomar, com as decisões que precisa deixar... O desfecho é abrupto, seco... mas não nos impede de ficar reticentes...




8 Comentários:

Michele Lopez

Olá,
Ainda não tive o prazer de ler nada da Martha, mas tenho muita vontade pelo fato de ter visto vários elogios.
Fora de mim é uma leitura ousada e inusitada que pretendo fazer. Toda essa briga da narradora consigo mesma sobre quais decisões tomar me deixou bem intrigada para saber quais caminhos irá seguir.
Adorei saber suas impressões.

LEITURA DESCONTROLADA

Faby Souza

Olá Valeria, tudo bem?
Eu ainda não conhecia esse livro, mas fiquei muito curiosa por essa leitura. Sua resenha intensa parece de um livro mais intenso ainda e o fato da autora colocar o leitor como ouvinte, ou seja, literalmente inclui-lo na leitura deixa o livro ainda mais instigante.
Amei a dica e a resenha.
Parabéns!

Rayanni kellsin

Olá, tudo bem?
Eu ainda não li esse livro, mas tenho na estante, e o adquiri pelo fato de a narrativa ser de uma mulher mais velha e madura.
Chega um hora que cansa ler uma história pela narrativa de jovens de 20 anos.
Adorei o post, um beijo.

Fabrica dos Convites

Oi Maria, é sempre complicado o fim de um relacionamento, ainda mais quando temos algum pivô no meio da história. Não sei se conseguiria vim a ser amiga desta suposta pivô, em todo o caso, o livro me parece interessante, principalmente para conhecer as fases que ela passa e como passa por elas.
Bjs

Yara Guez

Oiee ! Mulher nunca li nada da Martha, mas tá nas minhas metas de leituras futuras. Gostei desse, vou inserir na wishlist.

Gleyse Vieira

Oi Val, nossa, essa leitura não me agradou. Não parece um livro agradável de ler, além de não fazer meu estilo. Sei que a escrita da autora tem essa coisas mais trágica, mais real, mas não curti essa história em si. Bjs

Lilian Farias

Eu amo esse livro, li três vezes, e a forma como a autora conduz tudo é tão perfeito. e a forma como ela conversa com o leitor, parece que fazemos parte da história, me rememorando João Ubaldo.

Literaleitura

Oi Maria, nunca li nada da marta, mas pelo que você comentou parece ser uma leitura ótima...adoro enredos dramáticos.

Abraços

Postar um comentário

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...